#Guitarrista

Reviews

Vorna “Sateet Palata Saavat”

A qualidade geral do disco fala por si e consegue suplantar o negativo, comprovando que os Vorna deram um pequeno passo em frente na sua carreira.

Editora: Lifeforce Records
Data de lançamento: 27.09.2019
Género: folk/black metal
Nota: 3.5/5

Ao dizer-se que os Vorna são oriundos da Finlândia e tocam folk/ black metal, será normal que, para quem não os conhece, associe logo a sua sonoridade à dos Moonsorrow. Curiosamente, e para quem conhece a banda, é também muito normal associar o trabalho deles ao dos Moonsorrow. Não que isto queira dizer que uma banda é superior à outra, nem que os Vorna estão a fazer copy-paste dos seus congéneres; aliás, quatro anos depois do seu último lançamento, o bem acolhido “Ei valo minua seuraa”, a banda de Tampere quis mostrar que não é de desiludir os fãs, sejam os deles como os de Moonsorrow, que certamente irão gostar deste “Sateet Palata Saavat”.

Depressa se nota que a identidade do grupo continua inalterada, mantendo o equilíbrio entre a melodia e uma ferocidade oriunda do black metal, mas que nunca chega a ser tão feroz como o referido subgénero, sendo que a banda está muito mais interessada em criar estruturas sonoras diversificadas e que causem impacto – o folk e as tonalidades épicas dos temas em muito ajudam nesse sentido. Pegue-se em “Aalloista” e “Sateet” como bons exemplos do que foi dito, estas com momentos bastante serenos de canto limpo a incorporarem-se bastante bem no corpo mais rápido e repleto de teclados e riffs poderosos, querendo sempre culminar naquela atmosfera bastante épica.

No reverso da moeda, o disco apresenta-se um quanto formulaico, o que não será tão apelativo a quem não está muito virado para o folk épico e bem geladinho da Finlândia, e muito menos para temas que são um quanto semelhantes entre si. Porém, a qualidade geral do disco fala por si e consegue suplantar o negativo, comprovando que os Vorna deram um pequeno passo em frente na sua carreira.

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021