#Guitarrista

Artigos

Sumo Cyco: desajustados, párias e esquisitóides

Os Sumo Cyco apresentam a sociedade de Cyco City.

Foto: Francesca Ludikar

Entre pop e metal moderno, os Sumo Cyco transcendem-se numa explosiva nova era que não podemos descurar. Com o álbum “Initiation” convidam-nos a entrar em Cyco City, «uma sociedade que se compõe algures entre uma estranha canção de embalar, um filme de Tim Burton e Gotham City – tudo num liquidificador», diz-nos a vocalista Skye “Sever” Sweetnam, a frontwoman que dá um sabor rebelde à banda, tanto visual como musicalmente, desde a estética tresloucada e colorida (como uma Harley Quinn) à diversidade e talento vocal que vai do sensual ao enraivecido. Em suma, é um ambiente que se divide entre retro-futurista e distópico infectado por gangues. Porém, os conceitos líricos não são assim tão distantes quanto isso, com a banda a debruçar-se sobre assuntos mais próximos e relacionáveis, como amor, sacrifício, ansiedade e emancipação.

Ouvindo-se “Initiation”, de um lado encontramos o metal com guitarras cheias de groove e algum tecnicismo quase matemático que, sem mácula, roça o prog, havendo também doses de punk e melodias pop traduzidas em riffs pesados. Do outro, temos uma desenfreada aventura proporcionada por uma pop orelhuda e algo kitsch com a intenção de ficar no ouvido. Em complemento, não omitiremos o facto de se criarem paisagens engraçadas que vão do retro-pop ao drum n’ bass.

Em contacto com Skye “Sever” Sweetnam, a Metal Hammer Portugal solicitou que a canadiana apresentasse as facções e personagens de Cyco City, um local em que «a lógica nem sempre vence». E acrescenta: «Podem encontrar portais secretos. As leis são manipuladas e quebradas, e cada história é uma metáfora para um conflito na minha vida real. Todos tentam sobreviver, mas a curiosidade e a aventura são tidas como formas desejáveis de viver. Cyco City atrai desajustados, párias e esquisitóides.»

-/-

Skye “Sever” Sweetnam toma a palavra:

A dimensão alternativa Cyco City é como um reflexo distorcido da nossa realidade. Neste lugar, vale tudo. “Initiation” significa a iniciação dos novos Cyco Citizens, que são convidados para o nosso mundo. A palavra initiation tem quatro is, o que significa as quatro facções ou gangues de Cyco City. Cada clube tem um personagem retratado por mim, a fim de explorar quatro das muitas personalidades alternativas que tenho sentido nos últimos dois anos. Também representam os conflitos entre esses meus lados e o conflito entre diferentes grupos polarizados da sociedade. O que é empolgante para mim tem a ver com onde essas gangues se interceptam e como interagem. Podem encontrar esses personagens, as suas histórias e temáticas em todos os seis videoclipes que fizemos para as músicas deste álbum e em todo o nosso artwork. Façam o jogo que está no nosso website para descobrirem a qual gangue pertencem.

A personagem Glory faz parte da N.S.S. – Not Sorry Sorority. É um feroz lado feminino de mim que eu acho que a maioria das pessoas assume que me é semelhante. Esta personagem é uma líder nata e adora redes sociais, moda, expressão artística e escrever letras e poemas. Ela e as suas irmãs dessa comunidade conseguem guardar rancor e cuidam sempre umas das outras.
Símbolo: Coração com corrente e cadeado
Armas: facas e corda
Cores: rosa e alfazema

Anonymous 9 é o grupo em que nenhum personagem tem um nome porque, claro, são anónimos. Há sempre nove elementos de cada vez mas nunca com a mesma combinação. São os rebeldes que vestem uniformes de baseball iguais. Têm uma mentalidade de colmeia e seguem sempre a pessoa que assume a liderança. Têm tendência para causar problemas, mas nunca fazem muito mal, apenas procuram festa rija.
Símbolo: número 9 com tacos
Armas: tacos de baseball, tacos com pregos, tacos com arame farpado, qualquer tipo de taco…
Cores: vermelho, preto e branco

Malice & Co. é a empresa fundada pela personagem principal, a Mrs. Malice. É uma boss do caraças. É extremamente bem-sucedida e inteligente, pensa sempre um passo à frente de todos os outros. Governa Cyco City com a sua influência, dinheiro e poder e consegue ver as falhas e fraquezas de todos. É sofisticada, organizada e eficiente com o seu tempo. É invejada, mas também cria uma fachada porque, dentro de portas, a sua família está a desintegrar-se. A sua pele brilha como ouro devido ao produto que toma diariamente – o comprimido Gold.
Símbolo: Spiral Eye (olho em espiral)
Armas: dinheiro e poder
Cores: dourado, amarelo

Os Assassinners são o último grupo. Começaram uma sociedade secreta composta por aliens com cabeça de caveira chamados Terrornauts. Todos exibem uma cor brilhante, mas o que eu incarno é roxo. É um grupo de estranhos, aqueles que ficam nas sombras – são diferentes e ostracizados. A sociedade secreta opera para organizar e obter mais controlo numa cidade onde se sentem cidadãos de segunda classe. Embora algumas das suas ações sejam bastante obscuras, também podem ser bastante divertidas e peculiares.
Símbolo: caixão
Armas: pá
Cores: preto, roxo

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021