#Guitarrista

Notícias

Pete Townshend (The Who): «A modos que inventámos o heavy metal com “Live at Leeds”»

Foto: Rick Guest

Sabemos que existe uma generosa quantidade de bandas proto-metal que lançaram as pedras angulares daquilo que seria globalmente rotulado como heavy metal. Black Sabbath, Blue Cheer, Coven, MC5 são apenas quatro dos muitos nomes que podemos considerar, mas, em entrevista concedida ao Toronto Sun, Pete Townshend, dos The Who, também reclama um lugar.

«A modos que inventámos o heavy metal com [o primeiro álbum ao vivo] “Live at Leeds” [1970]. Fomos copiados por tantas bandas, principalmente por Led Zeppelin – sabes, bateria pesada, baixo pesado, leads de guitarra pesados – e algumas dessas bandas, como Jimi Hendrix por exemplo, fizeram-no muito melhor do que nós. Os Cream, com Eric Clapton e Jack Bruce e Ginger Baker, apareceram em ’67, o mesmo ano que Jimi Hendrix, e roubaram-nos a responsabilidade de certa maneira. Portanto, as pessoas que quiserem ouvir aquele velho som heavy metal, há muitas bandas que o podem fornecer.»

Os The Who continuam no activo, tendo já várias datas marcadas pela Europa durante o primeiro semestre de 2020, bem como seis concertos no The Colosseum do Caesars Palace em Las Vegas (EUA).

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021