#Guitarrista

Notícias

Negură Bunget: streaming de “Zău”

Ouve o novo álbum de Negură Bunget e fica a conhecer a breve história deste trabalho póstumo.

Publicado há

-

Abaixo podes ouvir “Zău” na íntegra, o novo álbum de Negură Bunget, a cativante e multifacetada experiência final da “Transylvanian Trilogy”, que começou com “Tău” (2015) e que teve seguimento com “Zi” (2016).

Quando a mente criativa da banda romena, o baterista Gabriel “Negru” Mafa, morreu em Março de 2017 vítima de um ataque cardíaco, o seu desaparecimento pareceu ditar que a grande interpretação das paisagens, tradições e mitos romenos estaria condenada a não ser finalizada.

Contudo, os músicos veteranos que acompanharam Negru na última incarnação de Negură Bunget não estavam preparados para deixar que esta derradeira visão musical ficasse na obscuridade. Por pura sorte, as faixas de bateria de Negru para “Zău” já tinham sido compostas e gravadas antes da última digressão da banda. Todos os esboços, maquetes e gravações de ensaios foram reunidas e cada membro preencheu as lacunas respeitosamente com os seus instrumentos e talento – tudo como se o tivessem feito ao lado de Negru, em plena dedicação para com a ideia original.

O resultado desta expedição é “Zău”, o culminar e o clímax da evolução dos Negură Bunget e da “Transylvanian Trilogy”. Neste álbum, as tradições do black e pagan metal foram fundidas com elementos da herança musical romena e somos convidados a absorver texturas ricas e passagens cinemáticas que fazem caminho por momentos tranquilos e frágeis, mas também teremos de estar alerta para explosões furiosas. Como a própria natureza romena sempre em transformação, seja Banat ou Transilvânia, “Zău” capta as cores e os temperamentos das mudanças das estações e traz à vida lendas ancestrais.

Formados na cidade de Timișoara em 1995, os Negură Bunget, através da sua pioneira combinação entre black metal e folclore local, tornaram-se uma banda de culto respeitada na comunidade internacional e elogiada pelos seus pares. Ao longo de pouco mais de 20 anos, ainda com Negru entre nós, lançaram oito discos, com especial destaque para “’n crugu bradului” (2002) e “Om” (2006).

Com data de lançamento a 26 de Novembro de 2021 pela Lupus Lounge / Prophecy Productions, “Zău” está disponível em CD/DVD artbook (com 36 páginas), vinil preto e branco, e digipak CD.

Facebook

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021