#Guitarrista

Entrevistas

Barney (Napalm Death): «Fronteiras existem para os interesses dos poderosos»

Publicado há

-

Foto: cortesia Century Media Records

A pré-promoverem “Throes of Joy in the Jaws of Defeatism”, um título construído através de um oxímoro e que funciona como ponto de partida para um conceito lírico bastante político que se centra no ‘outro’ – e, aqui, quando referimos o ‘outro’ falamos de migrantes e deslocados devido a fomes e guerras –, o vocalista dos Napalm Death, Mark ‘Barney’ Greenway, em entrevista à Metal Hammer Portugal, deixa-nos a sua visão sobre como devemos lutar contra racismo e nacionalismo, bem como sobre a sua repulsa em relação a fronteiras.

«A primeira coisa a dizer é que isto não é uma luta violenta, porque, se perpetuarmos violência, será um círculo infinito. O objectivo final passa por que todos os seres humanos sejam iguais, sem excepção – é esse o objectivo. Violência não vai resolver nada. Temos que nos erguer, porque, sejamos honestos, o número das vozes anti-outro – chamemos-lhe ‘outro’ – é mais barulhento do que o das pessoas que defendem e falam pelo outro. Comunicação e diálogo têm de começar a acontecer. Nós, que entendemos humanidade, não temos voz suficiente – não temos! Há pessoas que defendem os outros, mas parece que nunca é ao mesmo nível [de quem não defende]. Sugiro que se continue! Acho que acesso e passagem não deviam ser negados a ninguém, porque todos somos donos desta Terra. Fronteiras existem para os interesses dos poderosos e dos que são donos dos recursos – é para isso que as fronteiras servem, para protegerem interesses. Toda esta coisa de: ‘Oh sim, vocês, o público geral, vão tomar conta dos vossos interesses!’ – as fronteiras nunca servem para esses interesses, servem para proteger os poderosos. Temos de fazer com que as pessoas percebam isso, essa é a primeira coisa. Acho que, ao longo do tempo, mesmo que demore 100 anos, as pessoas vão perceber que fronteiras são insustentáveis. Para a raça humana sobreviver, isto não pode continuar. A raça humana vai colapsar!»

“Throes of Joy in the Jaws of Defeatism” é o título do novo álbum dos Napalm Death e tem data de lançamento a 18 de Setembro de 2020 através da Century Media Records.

Facebook

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021