#Guitarrista

Subsolo

Nanda Devi: refúgio montanhoso

Numa mistura entre rock alternativo e nuances de black metal, os Nanda Devi procuram abrigo na sua música, ouvida em “Refugio”, para se expandirem mais além.

Género: post-metal
Origem: Espanha
Último lançamento: “Refugio” (2019)
Editora: AWB (A World Beyond records)
Links: Bandcamp | YouTube
Entrevista e review: Diogo Ferreira

Numa mistura entre rock alternativo e nuances de black metal, os Nanda Devi procuram abrigo na sua música, ouvida em “Refugio”, para se expandirem mais além.

«A música que tocamos e a sala de ensaios são uma espécie de abrigo onde tentamos evoluir.»

“Refugio”: «Ao lançar este álbum tentamos alcançar novos ouvintes. Além disso, gostaríamos que cada ouvinte sinta o mesmo que sentimos ao criar todas as músicas. Nanda Devi é uma banda de mente-aberta que não se vincula a nenhum estilo específico e cada composição tem uma alma única. Através disso, criamos uma identidade como banda.»

Conceito: «As letras deste álbum não seguem nenhum conceito principal. No entanto, o nome do álbum refere-se à protecção. “Refugio” está relacionado a um acampamento como aqueles que podem ser encontrados em todas as montanhas, como Nanda Devi na Índia. Mas isso significa algo mais para nós – a música que tocamos e a sala de ensaios são uma espécie de abrigo onde tentamos evoluir, para escalar a montanha que é compor e tocar música.»

Sonoridade: «Não havia um estilo ou conceito musical em mente quando começámos, apenas o prazer de compor as nossas próprias músicas. Com o passar do tempo, evoluímos do post-rock instrumental para o nosso som actual, compartilhando as ideias uns dos outros e, principalmente, incluindo vozes.»

Influências: «Não podemos evitar sermos influenciados pela música que ouvimos enquanto compomos, embora não tentemos soar a nenhuma outra banda. É por isso que estilos diferentes podem ser ouvidos: do rock sinfónico ao black metal. Todos os membros da banda partilham a sua impressão musical ou interpretação da base harmónica – é assim que as músicas são feitas. No entanto, podemos citar Alcest, Leprous ou Opeth como influências. São todas bandas com complexidade e variedade nas suas composições.»

Futuro: «“Refugio” é a base da nossa evolução como banda. A partir daqui tentamos melhorar as nossas apresentações ao vivo, bem como as nossas novas composições. E já temos um monte delas! São mais variadas, mais complexas e com novas texturas. Não queremos ficar presos no nosso abrigo.»

Review: Inspirados pelo lado positivista e espiritual do post-metal, esta banda espanhola encontra o seu refúgio no neste álbum. Ao longo de nove faixas, o grupo atravessa os vários espectros do post, que vão do rock ao black metal, ainda que o primeiro seja mais evidente do que o segundo. Entre momentos mais calmos/introspectivos e outro mais agressivos, os Nanda Devi tentam encontrar o seu equilíbrio neste mundo, refugiando-se na música variada que criam.

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021