#Guitarrista

Artigos

Iron Maiden: 10 músicas baseadas em livros e poemas

Inigualáveis a criar heavy metal e a contar histórias, as músicas e as letras de Iron Maiden são sempre verdadeiras lições que se baseiam em fantasia, em acontecimentos reais e em contos/poemas. A Metal Hammer Portugal seleccionou 10 músicas dos britânicos inspiradas em obras literárias.

Inigualáveis a criar heavy metal e a contar histórias, as músicas e as letras de Iron Maiden são sempre verdadeiras lições que se baseiam em fantasia, em acontecimentos reais e em contos/poemas. A Metal Hammer Portugal seleccionou 10 músicas dos britânicos inspiradas em obras literárias.

-/-

Música: The Trooper
Álbum: Piece of Mind (1983)
Poema: The Charge of the Light Brigade, de Alfred, Lord Tennyson (1854)
Uma das mais conhecidas e poderosas composições de Maiden recorda, com belos detalhes, a falhada carga britânica sobre o exército russo durante a Guerra da Crimeia (1853-56). Embora se inspire num acontecimento verídico, o poema de Alfred, Lord Tennyson, é uma das bases principais de “The Trooper”.

-/-

Música: To Tame A Land
Álbum: Piece of Mind (1983)
Livro: Dune, de Frank Herbert (1965)
“Dune” é uma das mais impressionantes obras literárias de ficção-científica e tem o jovem Paul Atreides como protagonista. Numa aventura intergaláctica em que se disputa a obtenção da especiaria melange – que prolonga a vida -, o livro também aborda questões sociais, políticas, ecológicas e tecnológicas.

-/-

Música: Rime of the Ancient Mariner
Álbum: Powerslave (1984)
Poema: Rime of the Ancient Mariner, de Samuel Taylor Coleridge (1798)
Uma das mais épicas músicas de Iron Maiden é baseada num dos mais épicos poemas da literatura inglesa e relata as experiências sobrenaturais testemunhadas por um marinheiro que sobreviveu às tormentas e sente-se forçado a vaguear pelo mundo para contar a sua história.

-/-

Música: Seventh Son Of A Seventh Son
Álbum: Seventh Son Of A Seventh Son (1988)
Livro: Seventh Son, de Orson Scott Card (1987)
Tanto o livro como a música falam do sétimo filho do sétimo filho, alguém que vem ao mundo com enorme poder. A criança, um Maker na fantasia do conto, é Alvin Miller que, antes de saber usar plenamente as suas habilidades, será perseguido e atormentado por The Unmaker, o némesis desta aventura.

-/-

Música: Sign of the Cross
Álbum: The X Factor (1995)
Livro: Il Nome Della Rosa, de Umberto Eco (1980)
Adaptado para cinema em 1986, o livro do italiano Umberto Eco transporta-nos para um mosteiro do Séc. XIV onde estão a acontecer mortes misteriosas. O monge William of Baskerville (Sean Connery no filme) tenta resolver o caso através da lógica, lutando ao mesmo tempo contra a influência da Inquisição. A música dos Iron Maiden explora precisamente o poder da Inquisição.

-/-

Música: Lord of the Flies
Álbum: The X Factor (1995)
Livro: Lord of the Flies, de William Golding (1954)
Vencedor de um Prémio Nobel, Golding foca a sua narrativa num grupo de rapazes perdidos que tenta, desastrosamente, governar-se. Tanto na música como no livro, exploram-se conceitos de unidade e individualidade, razão e emoção, moralidade e imoralidade.

-/-

Música: Brave New World
Álbum: Brave New World (2000)
Livro: Brave New World, de Aldous Huxley (1932)
Conhecido como “Admirável Mundo Novo” em Portugal, este livro de Aldous Huxley é considerado a base conceptual de muitos filmes de ficção-científica, como “Matrix” e “Equilibrium”. Aqui, o mundo é dominado por um Estado supremo que, em laboratório, define a hierarquia social e molda as mentes através do famoso comprimido soma.

-/-

Música: Out of the Silent Planet
Álbum: Brave New World (2000)
Livro: Out of the Silent Planet, de CS Lewis (1938)
Primeira parte de uma trilogia, “Out of the Silent Planet” relata o rapto do filólogo Elwin Ransom. O protagonista é levado para Marte com o propósito de ser sacrificado em honra do Oyarsa. No decorrer da história encontram-se elementos filosóficos e teológicos.

-/-

Música: The Longest Day
Álbum: A Matter of Life and Death (2006)
Livro: The Longest Day, de Cornelius Ryan (1959)
O que culminou no desembarque do Dia D (06.06.1944) com vista a libertar a Europa continental do regime nazi tinha o código de Operação Overlord. O chamado dia mais longo da II Guerra Mundial foi imortalizado primeiramente em livro, depois em filme (1962), com John Wayne no elenco, e por fim numa música da Dama de Ferro.

-/-

Música: The Red and the Black
Álbum: Book of Souls (2015)
Livro: Le Rouge et le Noir, de Stendhal (1830)
Num épico contemporâneo da carreira dos veteranos britânicos, “The Red and the Black” baseia-se numa obra francesa de cariz psicológico que acompanha um jovem que pretende subir na vida, apesar das origens plebeias, através de uma combinação de talento e hipocrisia, como é igualmente referido nas letras desta música.

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021