#Guitarrista

Reviews

Dwarrowdelf “Evenstar”

“Evenstar” é metal cheio de luz e melodia equilibrado com rasgos mais obscuros aqui e ali.

Publicado há

-

Editora: Northern Silence
Data de lançamento: 25.09.2020
Género: black/folk metal
Nota: 3.5/5

“Evenstar” é metal cheio de luz e melodia equilibrado com rasgos mais obscuros aqui e ali.

JRR Tolkien não é estranho ao metal e a editora Northern Silence muito menos. Num conjunto de boas bandas geralmente afectas ao black metal folclórico encontramos Dwarrowdelf, que já por si só alude à Terra Media, sendo este um dos nomes dados a Moria. Porém, o projecto britânico não se fica por aqui quanto a esta relação: o título do álbum, “Evenstar”, é uma alusão a Arwen que, por sua vez, obtém mais uma referência na faixa “Undómiel”, “Estel” é uma corrente filosófica dos Elfos e “The Eagle of the Star” é a tradução de Thorongil (um dos nomes dados a Aragorn na sua juventude). Mais: cremos até que a capa nos oferece Aragorn ajoelhado perante Arwen.

Lição dada, quanto à música, Dwarrowdelf, com este quarto álbum em apenas dois anos, abre um leque de várias inspirações e influências. Muito do que aqui se ouve bebe do folk/black metal de finais dos anos 1990 / início dos anos 2000, em que podemos referir bandas como Windir, e é muito rico em riffs /leads executados com primor e detalhe que se unem à atmosfera dos teclados e de outros instrumentos folclóricos.

Acto contínuo, cedo se percebe que Dwarrowdelf não é aquela banda de black metal atmosférico e denso, como uns Wolves in the Throne Room ou Cân Bardd, apoiando-se mais nas tais guitarras perceptíveis e menos espessas do que é habitual no estilo. Posto isto, e apesar dos arranjos de fundo, Dwarrowdelf é mais folk do que atmospheric, mesmo que não deixe de lado noções mais extremas como berros e blast-beats. Por outras palavras, podemos classificar este empreendimento de Tom O’Dell como epic metal.

Essencialmente melancólico, mas mais agressivo do que Emyn Muil (mais uma banda da Northern Silence influenciada por JRR Tolkien), “Evenstar” é, por palavras que fogem aos rótulos usuais, metal cheio de luz e melodia equilibrado com rasgos mais obscuros aqui e ali.

Facebook

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021