#Guitarrista

Entrevistas

Dethlehem: versão death metal de Dungeons & Dragons

Publicado há

-

Ao contrário de muitas bandas de metal cómico que levam a música para a palhaçada, sinto que um fã de metal que não conheça nada a nosso respeito pode ouvir um dos nossos temas e perceber que é pesado e cheio de bons riffs.

Oriundos de Ghorusalem (na realidade são de Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia, mas façam-nos lá este favor), os guerreiros Dethlehem viajaram através do tempo e do espaço para batalhar dragões, feiticeiros, monstros marinhos e uma tonelada de outras criaturas que precisam de morrer. Bem, são palavras deles, não nossas.

«Estamos todos no nível máximo para este novo pacote de expansão (o nosso novo disco, “Maelstrom of the Emerald Dragon”)», diz-nos o baterista Overlord Brom. «Não vamos subir mais de nível até que o novo disco esteja editado. Depois de lutarmos contra gigantes, elfos negros e lobisomens mortos-vivos, e claro, um dragão esmeralda colossal (é o mais raro dos dragões), surpreendo-me por ainda termos energia de sobra.»

Apesar da gimmick, seria um erro pensar que o som dos Dethlehem não passa de uma brincadeira parva. Na verdade, assim que vocês entrarem nos domínios da banda, vão-se deparar não com criaturas mágicas mas com death metal melódico e épico, pois o quarto longa-duração do quarteto norte-americano, “Maelstrom of the Emerald Dragon”, serve-se do espírito do antigamente enquanto retira todo o poder do death metal moderno, conseguindo assim criar um som rico em camadas que torna-se ainda mais apelativo se escolhermos embarcar numa aventura do estilo Dungeons & Dragons com a edição “Story Mode” do disco.

«Este é o nosso melhor trabalho musical desde que a banda foi fundada. Criámos este grupo de guerreiros em 2008 e temos vivido todo o tipo de aventuras desde então! Ainda que a responsabilidade tenha sido imensa em todas as nossas campanhas, “Maelstrom of the Emerald Dragon” provou ser a mais difícil! Este álbum tem duas versões: “Story Mode” [modo história] e “Music Only”. Se queres saber um pouco da nossa história e gostas de encenações em áudio um pouco nerdy e divertidas, então a “Story Mode” é para ti. Se queres apenas ouvir a música e passar tudo o resto à frente, então escolhe a edição “Music Only”.»

Os Dethlehem elevaram o seu jogo, soando agora mais rigorosos e técnicos do que nunca. A banda apresenta também uma abordagem mais progressiva no seu death metal, cobrindo assim muito terreno num álbum que te vai fazer querer abanar a cabeça enquanto dás um enxerto de porrada numa qualquer criatura mística. «Somos nerds que gostam de heavy metal, jogos, RPGs e humor», diz-nos o músico. «Temos vindo a combinar todos estes elementos e interesses em comum na nossa música há algum tempo, mas este novo álbum apresenta mais influências de D&D. Queríamos muito gravar um disco que fosse próximo a uma campanha de Dungeons & Dragons e embrulhado em death metal melódico.» Overlord Broms acrescenta ainda: «É difícil conseguir apresentar algo único seja em que estilo musical for, mas demos o nosso melhor para sermos apenas nós próprios. Ainda que nas nossas composições tenhamos um tom sério, sem gimmicks, elevamos o nosso lado teatral a um nível satírico. Creio que a maior parte das pessoas que nos ouvem percebe isto. Ao contrário de muitas bandas de metal cómico que levam a música para a palhaçada, sinto que um fã de metal que não conheça nada a nosso respeito pode ouvir um dos nossos temas e perceber que é pesado e cheio de bons riffs. Não há nada de engraçado ou pateta na nossa música. Acredito que fomos bem sucedidos no que respeita a quebrar essa barreira.»

Sobre a edição em vinil de “Maelstrom of the Emeral Dragon”, Overlord Brom admite que editar algo neste formato «foi sempre um objectivo da banda e finalmente conseguimos». «Tivemos fãs suficientes a demonstrar interesse num lançamento em vinil e foi-nos possível recolher os fundos necessários para suportar os custos de produção através do Kickstarter. A capa ficou excelente no gatefold e para além disso o vinil soa incrivelmente bem. Mais 10 XP para os teus ouvidos.»

“Maelstrom of the Emerald Dragon” está disponível a partir de hoje num duplo LP de edição limitada e em CD.

Encomenda “Maelstrom of the Emerald Dragon”: 
Vinil: https://dethlehem.bandcamp.com/album/maelstrom-of-the-emerald-dragon-music-tracks-only
CD: https://dethlehem.bandcamp.com/album/maelstrom-of-the-emerald-dragon-story-mode

Facebook

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021