#Guitarrista

Artigos

Budgie: a pobreza que originou “Breadfan”

A breve história do hino dos Budgie.

Publicado há

-

Formados em 1967, os Budgie entrariam nos salões dos hinos do rock em 1973 com “Breadfan”, faixa presente no álbum “Never Turn Your Back on a Friend”. Ainda que não tenham atingido os altíssimos níveis de popularidade de contemporâneos seus, como Black Sabbath, os galeses deixaram a sua marca e influência em bandas como Metallica precisamente através desta música.

«É o nosso hino», disse o vocalista/baixista Burke Shelley. «E é “Breadfan”, não “Bread Van” como muita gente chegou a pensar! Liricamente, é apenas sobre alguém que gosta de dinheiro. Inventei a palavra – na altura, dinheiro era comummente chamado ‘bread’. Cresci com muito pouco dinheiro. Não éramos uma família rica. Estava ciente de que era bom ter dinheiro, mas vês pessoas – especialmente em bandas – a serem gananciosas.»

Com o guitarrista Tony Bourge a surgir com o riff principal, os Budgie compuseram “Breadfan” como era habitual: amplificadores a topo, improvisação e montagem de um quebra-cabeças. Inspirados em John Mayall, Cream e Led Zeppelin, os galeses foram construindo o seu clássico aqui e ali, percebendo depois que precisavam tanto de momentos energéticos como de pausas para se poder respirar.

«Portanto, desacelerámos o ritmo para aquele bocado lento a meio, toquei uns acordes menores, apenas ficámos mais gentis enquanto o Burke cantava», recordou Tony. «Há uns acordes do tipo hispânicos perto do fim e fica mais forte novamente. Resultou muito bem.»

Embora o álbum não tenha sido muito badalado na época, “Breadfan” tornou-se uma música obrigatória nos concertos de Budgie e alcançou um universo mais amplo quando os Metallica gravaram a sua versão presente no Lado B do single “Eye of the Beholder” (1988). A interpretação feita pelos norte-americanos seria ainda incluída no álbum de versões “Garage Inc.” (1998).

«Foi aí que percebi o impacto que tinha», disse Shelley. «Sempre correu bem. Mas também [com] outras músicas que fizemos – [as pessoas] gritavam por “Breadfan”, “Napoleon”, “Parents”. Lembro-me de ficar surpreendido por esta ser a que toda a gente conhece. Os Metallica devem ter achado que era uma música decente. Tivemos impulso por isso, algum crédito.»

Numa carreira que se estendeu entre 1967-1987, 1995-1996 e 1999-2010, os Budgie lançaram 11 álbuns. O carismático, e por vezes andrógino, frontman Burke Shelley faleceu a 10 de Janeiro de 2022 com 71 anos.

Facebook

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021