#Guitarrista

Entrevistas

Øystein G. Brun e a reedição de “Borknagar”: «Foi feito com muito cuidado e amor»

O mentor dos Borknagar sobre os 25 anos do primeiro álbum e a sua reedição cuidada.

«Este álbum representa uma parte tão pessoal e traiçoeira da minha vida que quis que a reedição fosse feita com dignidade.»

Inovadores do black metal norueguês, os Borknagar celebram os 25 anos do primeiro álbum, com título homónimo, através de uma reedição cuidada que inclui as dez faixas remasterizadas, uma melhoria do artwork, liner notes profundas, fotos exclusivas e um disco bónus com material nunca antes ouvido.

«Durante anos recebi incontáveis pedidos para reeditar este álbum», revela o mentor Øystein G. Brun através da Century Media Records. «Mas porque este álbum representa uma parte tão pessoal e traiçoeira da minha vida, quis que fosse feito com dignidade. E aqui estamos: esta é a reedição definitiva do álbum de estreia de Borknagar. Este lançamento contém uma remasterização genuína do álbum baseada nas cassetes originais. Isto foi feito por mim com muito cuidado e amor para manter o som e sabor originais do álbum, unicamente para melhorar a experiência auditiva.»

Trabalhar nesta reedição foi uma «viagem emocional» para Brun, que diz: «Embora mantivesse um bom sentimento sobre este projecto, passei por momentos de frustração e obstáculos técnicos. Passei horas à procura de fotografias antigas e a compilá-las, a lidar com cassetes e equipamento que já não eram usados há 25 anos. Mas agora está feito, e espero que possam desfrutar e apreciar este lançamento tanto quanto eu.»

Álbum com um alinhamento composto por dez faixas, “Dauden” foi escolhida para promover este relançamento, já que Brun nutre um carinho particular por ela, conforme comenta: «Se há uma música que moldou o meu som e inspirou a minha carreira, é esta. Embora não tenha sido a primeira a ser composta para a estreia, “Dauden” foi a primeira que gravei no meu [na altura] recentemente adquirido gravador com múltiplas pistas Fostex. Abriu-me um novo mundo para poder ficar sozinho e trabalhar as camadas das guitarras sem o típico ruído e caos da sala de ensaio. Ainda me lembro do sentimento grandioso quando a parte do meio desta música surgiu. Uma noção de que a música pode vir do nada para se tornar numa entidade maior do que a vida. Esta exacta noção manteve a minha chama acesa durante todos estes anos. Mais, quando falei pela primeira vez com o Kristoffer “Garm” Rygg para fazer vozes e juntar-se à banda, “Dauden” foi a música sobre a qual falámos – foi a ignição musical por assim dizer. Ele gostou mesmo desta música. E consigo lembrar-me como se fossem ontem: o Garm fascinado a dançar pelo estúdio enquanto fazia os refrãos. Havia algo mágico nesta música… e ainda há!»

“Borknagar” foi originalmente lançado em 1996, com o guitarrista Øystein G. Brun a recrutar um elenco de luxo que inclui a voz de Garm (Ulver, ex-Arcturus), a bateria do malogrado Grim (Gorgoroth), o baixo de Infernus (Gorgoroth) e os teclados de Ivar Bjørnson (Enslaved). O disco foi gravado no lendário Grieghallen Studios com o objectivo de romper com os contornos do black metal tradicional e 25 anos depois continua a ser um marco como prova esta reedição que Brun e a Century Media Records nos fazem chegar.

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021