#Guitarrista

Subsolo

Blaze Bayley: cavaleiro que não cai

Inserido na história do heavy metal principalmente por ter sido vocalista dos Iron Maiden entre 1994 e 1999, Blaze Bayley seguiu depois a sua vida com uma carreira a solo com álbuns bem recebidos pela crítica.

Foto: Paulovic Photography

Origem: Reino Unido
Género: heavy metal
Último lançamento: “Live in Czech” (2020)
Editora: Blaze Bayley Recordings
Links: Facebook | YouTube
Entrevista e review: Diogo Ferreira

«Queria mostrar que o que faço nos meus concertos é diferente do meu trabalho em estúdio. As coisas são cruas e apaixonadas em concerto.»

Blaze Bayley

Inserido na história do heavy metal principalmente por ter sido vocalista dos Iron Maiden entre 1994 e 1999, Blaze Bayley seguiu depois a sua vida com uma carreira a solo com álbuns bem recebidos pela crítica.

Para além dos seis álbuns de estúdio que já editou entre 2008 e 2018, o britânico recheia a sua discografia com muitos discos ao vivo. O mais recente “Live in Czech” fez-nos chegar à fala com o vocalista inglês, que nos conta: «Está repleto da paixão e da energia dos meus maravilhosos fãs. Pesado e negro em algumas partes, esperançoso e divertido noutras. Queria captar a onda de um concerto de Blaze Bayley. Espero que as pessoas tenham uma excelente sensação quando o ouvirem. Estou muito grato pelo apoio dos meus incríveis fãs. Eles tornaram possível este álbum e DVD.»

Com mais um live adicionado à sua já vasta colecção de lançamentos, Blaze Bayley explica a razão de mais um: «Queria mostrar que o que faço nos meus concertos é diferente do meu trabalho em estúdio. As coisas são cruas e apaixonadas em concerto. Foi isso que tentei captar. Gravámos músicas de diferentes alturas da minha carreira. “Fight Back” e “Virus” são duas músicas que, pessoalmente, se destacam. São de épocas diferentes, mas ficam muito bem no mesmo alinhamento.»

Por mais que o passado esteja lá atrás (sem esquecer a existência de Wolfsbane), o oriundo de Birmingham não esquece o que aprendeu durante a sua passagem pelos Iron Maiden: «A maior influência na minha carreira musical é o meu tempo passado como vocalista de Iron Maiden. O processo de composição com Maiden ensinou-me muito. Compor com Maiden foi uma excelente experiência. É na minha trilogia “Infinite Entanglement” que podem ouvir a influência musical daqueles dias mais claramente do que nunca. Tenho muita sorte em poder ser um artista independente em período integral. Os meus fãs inspiram-me a fazer o meu melhor trabalho.»

Review: Com muitos álbuns ao vivo na discografia, chega agora a vez de Blaze Bayley eternizar a Rep. Checa na sua colecção. Ao longo de 18 temas que partilham espaço entre os seus originais e o tempo que passou em Iron Maiden, o vocalista britânico entoa hinos heavy metal à sua maneira, de uma forma tão crua (a produção fala por si) que só podemos identificar o que ouvimos como honesto. Bayley é daqueles cavaleiros que parece que caem, mas não!

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021