#Guitarrista

Subsolo

Absolva: aos ombros da experiência

Com cinco álbuns em apenas oito anos de existência, os Absolva são heavy metal britânico puro e duro, na veia de Iron Maiden e Judas Priest. A boa sonoridade também tem a ver com a experiência vivida pelos irmãos Appleton ao lado de nomes como Blaze Bayley e Iced Earth.

Origem: Inglaterra
Género: heavy metal
Novo lançamento: “Side By Side” (2020)
Editora: Rocksector Records
Links: Facebook | Instagram
Entrevista: Diogo Ferreira | Review: João Correia

Com cinco álbuns em apenas oito anos de existência, os Absolva são heavy metal britânico puro e duro, na veia de Iron Maiden e Judas Priest. A boa sonoridade também tem a ver com a experiência vivida pelos irmãos Appleton ao lado de nomes como Blaze Bayley e Iced Earth. Assim, a Metal Hammer Portugal falou com Chris Appleton sobre o novo disco “Side By Side”.

«“Side By Side” é uma representação verdadeira daquilo que os Absolva são capazes.»

Novo lançamento e objectivos: «“Side By Side” é o quinto álbum de Absolva. Estamos muito orgulhosos deste álbum e reflecte o conhecimento e a experiência das nossas conquistas ao longo dos anos. “Side By Side” é uma representação verdadeira daquilo que os Absolva são capazes: grandes músicas, grandes riffs, solos empolgantes e músicas que são significativas, mas também atraentes com excelentes ganchos. O nosso amor por Iron Maiden, Judas Priest e Saxon sangra através deste álbum, mas os fãs dizem-nos que temos o nosso próprio som e interpretação única desse género e estilo magistral. O nosso objectivo com “Side By Side” era oferecer um álbum que deixasse os nossos fãs felizes e que abrisse novas portas. A resposta que tivemos até agora foi absolutamente fantástica.»

Conceito: «“Side By Side” não é um álbum conceptual, mas contém alguns temáticas e narrativas recorrentes. A nossa característica principal, no nosso estilo hard rock / heavy metal, passa por escrevermos músicas que dão às pessoas uma visão positiva da vida. Gostamos que os nossos fãs saiam do concerto com energia e, por isso, queremos que sintam a mesma experiência quando ouvem os nossos álbuns. Dá força às pessoas para irem em frente e nunca recuar. Mesmo quando as nossas músicas são bastante agressivas, gosto de passar uma mensagem positiva.»

Experiência: «O nosso som vem da ideia inicial, mas certamente evoluímos com estes cinco álbuns, e “Side By Side” é um tremendo reflexo disso. Eu também sou guitarrista / produtor de Blaze Bayley, vocalista dos Iron Maiden entre 1994-99, e o meu irmão, Luke Appleton, guitarrista de Absolva, também é conhecido por ser baixista dos Iced Earth. Nós somos os principais compositores de Absolva. Também temos enorme experiência em digressão, algumas vezes realizando 200-250 concertos por ano. Também ganhámos uma experiência massiva de composição e de estúdio ao trabalharmos com outros projectos, com o Blaze Bayley a pegar nas lendárias técnicas de composição de Steve Harris e o Luke a trabalhar com Jon Schaffer, o principal compositor de Iced Earth. Com a experiência em Absolva e os nossos outros projectos, formamos uma equipa de compositores imparável. Também assumi o papel de produtor de “Side By Side”, o que nos deu ainda mais controlo sobre o som que queríamos criar.
“Side By Side” é o melhor álbum que fizemos nas nossas carreiras. Estamos imensamente orgulhosos disso.»

Review: Os magistrais Absolva estão de regresso com “Side By Side”, previsto para Abril de 2020. O quarteto inglês formado por membros de Blaze Bayley e Iced Earth avançou o tema “Burning Star” à Metal Hammer Portugal e a recepção não poderia ter sido mais entusiástica. “Burning Star” é uma música de heavy metal clássico tipicamente britânico, com todos os toques que o distanciam de outras paragens, o que nos faz crer que os leões ingleses vão dar que falar uma vez mais em 2020 um pouco por toda a Europa.

Facebook

Apoia a nossa causa

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021