#Guitarrista

Artigos

15 músicas para o Halloween

Tradição pagã levada da Europa para os EUA, foi neste país que o Halloween maiores raízes ganhou, acabando por se tornar parte da cultura popular mundial. Tema propício à criação artística, escolhemos 15 músicas, do punk ao metal, que melhor representam a festividade.

Publicado há

-

The Misfits

Tradição pagã levada da Europa para os EUA, foi neste país que o Halloween maiores raízes ganhou, acabando por se tornar parte da cultura popular mundial. Tema propício à criação artística, escolhemos 15 músicas, do punk ao metal, que melhor representam a festividade.

-/-

NEKROMANTIX – TRICK OR TREAT
Para além do gótico em si, o Halloween precisa sempre de uma boa dose de rockabilly, por isso os Nekromantix têm a música perfeita para decidires a tua decoração: abóboras sorridentes, dentes de vampiro postiços, morcegos de papel, ratazanas de plástico, caixões insufláveis e até bonecos de Norman Bates. Doçura ou travessura? A doçura dos Nekromantix é sangue.

-/-

SIOUXSIE AND THE BANSHEES – HALLOWEEN
Banda ícone do post-punk britânico, o grupo liderado por Siouxsie Sioux trata o Halloween como um momento de retrospecção, um manto de memórias silenciosas em homenagem aos distantes dias sem preocupações. Doçura ou travessura – o doce e o amargo.

-/-

MINISTRY – EVERYDAY IS HALLOWEEN
Nome alto da música industrial, com “Everyday is Halloween”, os Ministry acabam por usar o Dia das Bruxas mais como uma declaração de estilo de vida do que propriamente uma festividade. «Oh, why can’t I live a life for me? / Why should I take the abuse that’s served? / Why can’t they see they’re just like me? / I’m not the one that’s so absurd!»

-/-

BLOODY HAMMERS – HALLOWEEN
Dupla gothic rock extremamente amante de filmes slasher, os norte-americanos Bloody Hammers não poderiam deixar o Halloween de fora da sua discografia. Nesta noite de bruxaria e brincadeiras assustadoras, Anders Manga e a esposa Devallia esperam pela visita da Morte.

-/-

KILLING JOKE – ON ALL HALLOW’S EVE
Banda de culto do rock britânico, os Killing Joke olham para o Halloween como uma noite para a ressurreição dos mortos com incenso de cigarros e especiarias e túmulos rodeados por velas para mostrarmos a quem partiu o quanto nos importamos.

-/-

ROB ZOMBIE AND THE GHASTLY ONES – HALLOWEEN (SHE GET SO MEAN)
Músico e realizador de cinema, era inevitável deparares-te com Rob Zombie nesta lista, até porque reinventou a saga “Halloween” com dois interessantes remakes. Para “Halloween (She Get So Mean)”, Rob aliou-se aos The Ghastly Ones de modo a conjurar um romantismo macabro ao som de surf-rock pavoroso.

https://www.youtube.com/watch?v=9VGqrR-Al2I

-/-

TWISTED SISTER – CAPTAIN HOWDY
Do álbum “Stay Hungry”, que inclui os êxitos “We’re Not Gonna Take It” e “I Wanna Rock”, os Twisted Sister de Dee Snider ofereceram um hino roqueiro e doomy a Captain Howdy, nickname da personagem enigmática da película “Strangeland” com o próprio Dee Snider no elenco. Sem spoilers, vê o filme.

-/-

MURDERDOLLS – LOVE AT FIRST FRIGHT
Para além do Captain Howdy de Twisted Sister há um outro mais antigo e mais conhecido. Inicialmente referido como Captain Howdy, o demónio que possui a jovem Regan no filme “The Exorcist” é, na realidade, Pazuzu. Na música “Love at First Fright”, os Murderdolls (de Wednesday 13 e Joey Jordison) relatam humoristicamente o amor ao primeiro susto entre Regan e Captain Howdy.

-/-

MASTODON – HALLOWEEN
Numa reviravolta cheia de simbolismos e metáforas, os Mastodon têm em “Halloween” um cenário de sedução sexual misturado com drogas e espíritos do outro mundo – a Noite das Bruxas perfeita?

-/-

BENIGHTED – STAB THE WEAKEST
Líderes do death metal francês, os Benighted são também conhecidos pelas histórias horripilantes que contam nos seus álbuns. Para o Dia das Bruxas de 2020, a banda de Julien Truchan resolveu prestar homenagem à saga “Halloween” com a música “Stab the Weakest”, que inclui inteligentemente riffs inspirados na banda-sonora que acompanha o assassino Michael Myers.

-/-

TYPE O NEGATIVE – ALL HALLOWS EVE
Sendo a noite, a morte, o sexo e o gótico ingredientes centrais no conceito de Type O Negative, a banda do malogrado Peter Steele vagueia precisamente pelos ditos elementos, de forma ainda mais enigmática do que é normal, em “All Hallows Eve”.

-/-

HELLOWEEN – HALLOWEEN
Dado o nome da banda e a mascote ser um demencial Jack-o’-lantern, os veteranos do power metal iam indubitavelmente parar a este rol. Nesta música relatam a preparação para um Halloween nocturno que esconde poderes desconhecidos que te atrairão para o Céu ou para o Inferno – depende de ti…

-/-

KING DIAMOND – HALLOWEEN
Mestre contador de histórias de terror, para King Diamond é Halloween todas as noites que sobe ao palco – um orgulho e nunca um sonho. A Lua cheia é o cenário perfeito para mais uma perseguição aterrorizante que te ordena que grites até ao suspiro final.

-/-

THE MISFITS – HALLOWEEN
Pioneiros do horror punk, os The Misfits, numa das suas músicas mais conhecidas, recordam um certo Halloween com fogueiras, corpos a arder pendurados em postes, maçãs doces e lâminas – um dia em que, como diz a letra, vale tudo!

-/-

JOHN CARPTENTER – HALLOWEEN
E para fechar, nada melhor do que a música que, no mainstream dos mainstreams, melhor representa a noite mais matreira do ano. Criada pelo próprio John Carpenter para o filme de 1978 que realizou, esta é a linha de piano mais icónica da história do cinema de terror – ouvimo-la e sabemos que Michael “The Shape” Myers está à espreita.

Facebook

Destaques

Notícias

Artigos

Mundo das Guitarras © 2021